área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Transporte público estará em destaque no IV EMDS

20/04/2017 | NTU

O tema central do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), em Brasília, “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”, abre espaço às discussões sobre a situação do transporte público no Brasil. O assunto estará em evidência na próxima semana, com o debate sobre a democratização e a sustentabilidade dos sistemas de transporte público, que inaugura a primeira arena de diálogos do evento, na próxima terça-feira (25), previsto para as 16h.

 

Na ocasião o presidente da NTU, Otávio Cunha, vai trazer à tona um problema que aflige o setor há mais de 20 anos: a falta de subvenção ao transporte público, que ameaça a sustentabilidade econômico-financeira desse sistema. Ele vai fazer a exposição na presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo, do prefeito de São Paulo, João Doria e do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participantes da mesma arena de discussões.  "Vou ter a oportunidade de abordar o tema na presença de tomadores de decisão e dividir com eles a necessidade de encontrarmos outras formas de subvenção ao sistema que hoje é sustentado unicamente pela tarifa paga”, esclarece Otávio Cunha, que apoia a criação da Cide Municipal como uma das alternativas para solucionar a questão.

 

O transporte público ainda estará em evidência nas salas temáticas, também com participação da NTU, na próxima quarta-feira (26), quando o diretor administrativo e institucional, Marcos Bicalho, participará das discussões sobre como qualificar o transporte coletivo e atrair novas fontes de recursos. "Temos o dever de mostrar às autoridades o quanto é urgente rever o atual modelo de financiamento do sistema de ônibus urbano e buscar fontes adicionais de recursos", reforça Marcos Bicalho. O tema será abordado na Mesa 12.1, que contará ainda com a presença de Sérgio Avelleda (prefeitura Municipal de São Paulo); Richele Cabral Gonçalves (diretora de Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro/ Fetranspor) e Aílton Brasiliense (presidente da Associação Nacional de Transporte Púlbicos/ANTP).

 

O IV EMDS foi idealizado com o objetivo de promover o diálogo com a nova geração de prefeitos para que pactuem alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros. Além de governantes locais, as atividades promovidas durante o IV EMDS vão envolver secretários e outros gestores municipais, governadores, representantes do governo federal, parlamentares, autoridades do Poder Judiciário, professores e universitários.

 

SERVIÇO

IV EMDS - Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a quarta edição do EMDS será realizada de 24 a 28 de abril de 2017, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília/DF.

 

FSB Comunicações

Socorro Ramalho

(61) 3323 - 1072 / (61) 9 9202-8019

socorro.ramalho@fsb.com.br

receba nossa revista
cadastro
Desejo receber periodicamente a revista da NTU