área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Ilso Pedro Menta é homenageado pela NTU

04/10/2017 | NTU

Sala de reuniões do Conselho Diretor da entidade recebeu nome do ex-conselheiro 

Nesta quarta-feira (4), a NTU fez uma homenagem especial ao falecido empresário e conselheiro Ilso Pedro Menta. A sala de reuniões do Conselho Diretor da sede da entidade, em Brasília, foi batizada com o seu nome, em ato realizado com a presença dos conselheiros da NTU. Emocionado, o presidente do Conselho Diretor, Eurico Divon Galhardi, falou da trajetória do parceiro Ilso no transporte coletivo urbano e da importância que ele teve para a consolidação da entidade. “Para nós, ele é sinônimo de orgulho e grande satisfação. É com muita saudade e carinho que vamos descerrar esta placa”, disse.  

Ficou a cargo de Otávio Cunha, presidente executivo da NTU, juntamente com Alexandre Biazus, presidente da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e também conselheiro da NTU, o descerramento da placa. Para Biazus, a ausência de Menta, como era chamado por todos, é notada diariamente. “Estamos procurando seguir na experiência que ele nos deixou, nos ensinamentos, no respeito, na tolerância, na intolerância com a injustiça”, declarou.

Otávio Cunha e Alexandre Biazus fazem descerramento da placa que leva o nome de Ilso Pedro Menta               Foto: Hellen Tôrres/NTU

O homenageado

Ilso Pedro Menta, de 84 anos, faleceu em 5 de agosto deste ano em Porto Alegre, em consequência de problemas respiratórios. Natural de Passo Fundo (RS), formado em Ciências Jurídicas e Sociais e Técnico em Contabilidade, dedicou-se a buscar soluções para o transporte de passageiros, fazendo parte do grupo que trabalhou para a criação do sistema de vale-transporte, como forma de reduzir o custo de movimentação dos trabalhadores.

Como empresário do setor foi um entusiasta pelo fortalecimento das entidades representativas dos transportadores de passageiros. Por mais de 20 anos presidiu a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado, foi diretor-superintendente da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio Grande do Sul, diretor do Consórcio Gestor da Bilhetagem Metropolitana e conselheiro da NTU.

Importante destacar que Ilso Pedro Menta foi o idealizador dos Colégios Técnicos da NTU, implementados na década de 1990, tendo liderado o Colégio de Advogados. Os colégios foram responsáveis por trazerem importantes contribuições e fortalecer o setor de transporte público urbano.

Em reconhecimento ao seu trabalho, foi condecorado com Medalha da Ordem do Mérito do Trabalho pelo Tribunal Superior do Trabalho; Medalha JK da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro pela Confederação Nacional dos Transportes; Medalha do Mérito Transporte Urbano Brasileiro pela NTU; Medalha Mérito da Defesa Civil. Em 2014, recebeu a Medalha da 53ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul por ter sido um dos idealizadores do vale-transporte.

Ilso Pedro Menta deixou a esposa, Hortenila, três filhas e quatro netos.

 

Mais fotos:

 

 

 

 

 

receba nossa revista
cadastro
Desejo receber periodicamente a revista da NTU