área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Empresa comemora 60 anos com homenagem especial a funcionários

01/12/2017 | Acontece nas empresas

Na comemoração dos 60 anos da empresa Transporte Coletivo Glória, quem ganhou o presente foram os funcionários. A homenagem aconteceu em julho deste ano, quando mil fotos de rostos de trabalhadores foram estampadas nas laterais de um veículo biarticulado de 28 metros de comprimento. As fotos escolhidas representam as 2.344 pessoas que fazem parte do quadro de funcionários da Glória. Entre elas estão pessoas que ajudaram a construir a história da empresa e têm acompanhado a sua trajetória ao longo de anos.

Na ocasião, os funcionários foram surpreendidos pelo ônibus que entrou na garagem com suas imagens. O veículo ficou em exposição por três dias para os funcionários tirarem fotos e identificarem o seu retrato. Após a exposição, o biarticulado entrou em operação na linha Santa Cândida–Capão Raso, na cidade de Curitiba (PR).

O diretor executivo Gelson Forlin lembra que quando o ônibus entrou na garagem ele conseguiu entender a dimensão da homenagem. “Essa ação foi muito significativa, pois a reação deles foi impressionante, começaram a tirar fotos e ligar para os parentes, foi emocionante”, recordou Gelson.

Roseli Jientara é uma das 15 motoristas mulheres da empresa. Ela, que ama dirigir ônibus, se sentiu grata pela homenagem. “Foi um reconhecimento que poucas empresas dão aos funcionários”, disse emocionada.

Já o motorista Miguel Taborda, de 67 anos, é um exemplo de vitalidade e animação, ele está na Glória há 45 anos. Miguel dirige o biarticulado desde que foi implantado, e sabe exatamente onde está sua imagem. “Me senti honrado com  homenagem, foi muito bom ver a imagem da gente, fiquei muito contente com o reconhecimento”, declarou Miguel.

Não foram escolhidos apenas funcionários veteranos para terem os rostos estampados no ônibus. A compradora do setor de Suprimentos e Compras, Jakeline Lee Garcia Fábio, de 32 anos, tem menos de 5 meses de empresa e também foi contemplada com a sua imagem no biarticulado.

 

PREPARAÇÃO

A iniciativa foi proposta pela área de comunicação da Glória, que organizou uma sessão de fotos entre o fotógrafo e os funcionários em cada uma das três unidades da empresa.

O projeto precisou da autorização do órgão gestor municipal, a empresa URBS (Urbanização de Curitiba S.A), já que as operadoras não podem modificar o layout dos coletivos.

CELEBRAÇÃO

Várias atividades foram realizadas para comemorar o aniversário da empresa. No dia do Motorista (25/07) e do Cobrador (15/01), todos os ônibus que saíram da garagem foram abençoados para celebrar a data. Um culto ecumênico foi realizado no pátio da empresa, em agradecimento a mais um aniversário.

Nas três unidades da Glória, um tradicional bolo comemorativo foi distribuído a todos os funcionários, das diversas escalas. Durante o período de exposição do biarticulado nas unidades, também foi entregue um cordão para crachás personalizado para cada funcionário, com o novo logotipo da empresa.

 

BOAS PRÁTICAS COM O FUNCIONÁRIO

A interação com os funcionários é uma atividade rotineira na empresa Glória. Foi implantada neste ano a Estação Bate-Papo, um café da manhã com a diretoria, presidência e os trabalhadores, no qual os funcionários têm a oportunidade de dar sugestões e fazer críticas numa conversa informal. Uma estratégia que procura promover o envolvimento dos colaboradores. Além disso, todos os anos a empresa realiza o Outubro Rosa e o Novembro Azul, uma programação especial que busca conscientizar os funcionários sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e do de próstata.

 

HISTÓRIA

 

A empresa foi fundada em 13 de junho de 1957, pela família Gulin, como Mecânica Glória. Apenas em 1964 recebeu o nome de Transporte Coletivo Glória e em 2016 uniu-se a outra empresa da família, a Auto Viação Marechal. Atualmente a frota possui 415 ônibus que opera em 107 linhas de Curitiba. A empresa também contabiliza a maior frota de ônibus híbridos (movidos a eletricidade e a diesel) do país, totalizando 18 unidades. A frota percorre quase 70 mil km e realiza quase 4 mil viagens diariamente, nos dias úteis.

O mecânico Carlos Indalécio Chiquito de Castro, de 63 anos, conta que a empresa sempre se preocupou com a qualificação dos funcionários, promovendo cursos e oficinas. Com sua foto no biarticulado, ele conhece bem de perto a evolução da frota, pois tem mais de 40 anos de empresa. “Eu vi várias frotas novas ficando velhas e a gente foi renovando, e a mecânica evoluindo, então tivemos que nos adequar”, falou Carlos. Ele entrou na Glória em 1967;depois foi para a Viação Marechal. Com a união das empresas, voltou a ser funcionário da Glória.

 

Matéria publicada na Revsita NTU Urbano, edição 29 setembro/outubro 2017*

Tópicos
transporte público - NTU Urbano - empresas de transporte
receba nossa revista
cadastro
Desejo receber periodicamente a revista da NTU