área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

A mobilidade urbana está em plena transformação em todo o mundo, constituindo-se num dos terrenos mais férteis para a inovação e a diversificação de modos de deslocamento. Assistimos ao surgimento de novos negócios e novas soluções disruptivas a cada dia, derivadas da nova economia digital baseada em algoritmos, internet das coisas, sistemas autônomos e big data.

Por outro lado, o transporte público urbano brasileiro segue na contramão da modernidade, preso a paradigmas do século passado na sua concepção e oferta de serviços. Embora seja um direito de toda a sociedade e um serviço essencial para a mobilidade, a economia e a sustentabilidade das cidades, o transporte público não tem conseguido desempenhar plenamente seu papel, operando com infraestrutura inadequada, de forma deficitária e sendo historicamente mal avaliado pelo público, em boa parte devido às amarras impostas à sua natureza de serviço público altamente regulado.

Os caminhos para a inovação e o futuro do transporte público são os temas abordados na 33ª edição do Seminário Nacional NTU, que irá debater propostas para a superação dos desafios estruturais que impedem a oferta de serviços de qualidade, com transparência e preços acessíveis, com destaque para a adoção de soluções inovadoras, de base tecnológica ou não, voltadas para elevar a operação das redes de transporte a um novo patamar de excelência e eficiência.

A inovação pode ser o mapa para se chegar a uma nova concepção de transporte público coletivo, mais integrado em si mesmo e com outros modos de deslocamento, capaz de prestar serviços mais eficientes e de melhor custo-benefício, focando na recuperação da demanda perdida e no atendimento das necessidades e expectativas dos usuários – transformados, nesse novo cenário, em clientes.

O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF). 

Em breve serão divulgadas mais informações, programação e data de inscrições.