Nacional
Campanha da NTU sensibiliza população quanto ao transporte sustentável
Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em parceria com a ONU Meio Ambiente no Brasil e empresas de ônibus urbano de todo o país, lançou a campanha ‘Deixe o carro em casa – Deixe a poluição em casa’. O objetivo da campanha foi conscientizar a população quanto ao uso do transporte individual: 71% dos gases poluentes são emitidos pelos veículos particulares, que por sua vez transportam apenas 30% das pessoas que se deslocam pelas cidades.
A ação também incentivou os cidadãos a adotar meios alternativos como andar a pé, ir de bicicleta ou de ônibus — modal que emite em média cerca de oito vezes menos CO2 que carros de passeio e quatro vezes menos que motocicletas por passageiro transportado.
Para o presidente executivo da entidade, Otávio Cunha, os ônibus poluem menos, transportam mais gente e ocupam menos espaço nas vias. “Queremos que as pessoas mudem seus conceitos e pensem mais na coletividade, optando pelo transporte público, que é mais sustentável. O ônibus tem uma grande contribuição a dar na superação dos desafios ambientais e dos riscos para a saúde humana causados pela poluição do ar’’, afirmou Cunha.
Petrópolis (RJ)
Empresas de Petrópolis mobilizadas pelo transporte ecologicamente correto
Outra ação em favor da sustentabilidade ocorre em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Lá, as empresas de transporte público vêm trazendo benefícios à cidade por meio do plantio de árvores, instalação de lâmpadas de led de baixo consumo, coleta seletiva, reciclagem e a reutilização de 14 milhões de litros de água todos os anos.
Além disso, 100% da frota de ônibus que circula pelo município atende aos índices estipulados por órgãos de proteção ao meio ambiente. O nível de fumaça dos coletivos é aferido a cada quatro meses, e os veículos são certificados com o Selo Verde, convênio formado pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Programa Despoluir da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
As empresas também colaboram individualmente. É o caso da Turb Petrópolis, que reaproveitou 63 milhões de litros de água e realizou o plantio de 10 mil mudas de árvores em sua garagem. Já a empresa Cidade das Hortênsias trocou os copos descartáveis por copos de plástico e pôs em prática um programa interno que gratifica colaboradores que desenvolvam ideias sustentáveis que geram economia.
A Cidade Real, outra operadora de ônibus, faz o reúso da água e realiza outras ações como a colocação de uma caixa separadora de água e óleo na lavagem dos veículos e o descarte adequado de materiais como filtro de óleo, embalagens e outros materiais. Por sua vez, a Petro Ita e a Viação Cascatinha fazem a reciclagem de materiais como pneus e lâmpadas.
Fortaleza (CE)
Premiação homenageia companhias limpas
Em Fortaleza (CE) seis empresas foram agraciadas em junho, durante a 17ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans). Na ocasião as empresas Viação Princesa, Viação Urbana, Aliança, Vega, Vitória e Dragão do Mar receberam a premiação.
O prêmio é realizado pelo Despoluir - Programa Ambiental do Transporte da Fetrans, que trabalha desde 2007 engajando o setor de transporte em um fluxo sustentável que deve ser integrado ao dia a dia e perpassa pelos aspectos sociais e econômicos da sociedade.
Ao todo, o Programa Despoluir, que consiste em diversas linhas de ação, implementadas pelo Sistema Sest/Senat-CNT e executadas pelas federações, já realizou mais de 2,5 milhões de aferições veiculares em todo o país e já atendeu mais de 49 mil transportadores.
Uma de suas principais linhas é a inspeção veicular ambiental na frota das empresas de transportes de passageiros e cargas, contribuindo para a redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera e para a utilização racional do combustível.
São Paulo (SP)
20 mil toneladas de CO2 a menos no meio ambiente
Redução de poluentes na atmosfera, plantio de árvores e ônibus elétricos estão entre as ações sustentáveis adotadas pela empresa Metra Transportes, concessionária do corredor ABC, de São Paulo. A cada ano, cerca de 20 mil toneladas de CO2 deixam de ser lançadas na atmosfera da Grande São Paulo graças aos veículos elétricos, híbridos e trólebus que a Metra possui em sua frota.
Doze mil árvores já foram plantadas ao longo dos 33 quilômetros do Corredor ABD, batizado de “Corredor Verde”, que contribuem não apenas para a redução do CO2 emitido pelos ônibus, mas também para retirar da atmosfera parte dos gases nocivos de veículos que circulam no entorno do corredor.
Além disso, a empresa faz compostagem das podas das árvores, que por sua vez se transformam em adubo. A Metra também adotou um sistema de reúso da água, no qual a água potável é usada apenas para consumo humano e nos banheiros.
“Para contribuir com a redução do consumo, toda a água da chuva coletada em calhas, por exemplo, também é enviada para esse tratamento e pode ser usada nas lavagens. Com esse sistema, a economia chega a 10 milhões de litros de água por ano, o que equivale a 10 mil caixas d’água residenciais com mil litros cada”, explica Maria Beatriz Setti Braga, diretora da Metra.
Matéria publicada na Revista NTUrbano Ed. 39 Maio/Junho de 2019