área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Programa de inovação em transporte público divulga finalistas

13/08/2019 | NTU

Vencedores do primeiro desafio de inovação serão conhecidos no dia 21 de agosto, durante o Seminário Nacional NTU 2109

Destaque do último dia do “Seminário Nacional NTU 2019 - Inovação e reinvenção: o futuro do transporte público na perspectiva da sociedade”, a Etapa final do 1º Desafio do COLETIVO revelará o vencedor da primeira competição de projetos de inovação em mobilidade urbana coletiva, lançada em julho deste ano pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Os nomes dos projetos finalistas acabam de ser anunciados pelo COLETIVO – Programa de Inovação em Mobilidade Urbana. Seis projetos de quatro estados, selecionados na etapa seletiva, disputarão a final do Desafio: Areja (BA); DSME (DF); Milênio Bus (SP); Nina Mobile (PE); On.I-Bus (DF) e OnBoard Mobility (SP).

O 1º Desafio do COLETIVO recebeu, ao todo, a inscrição de 36 projetos. Desse total, 15 passaram para a etapa das Seletivas e seis foram selecionados para competir na grande final, que será realizada durante o Seminário da NTU, no próximo dia 21, em Brasília. O projeto que ficar em primeiro lugar será incubado no hub de inovação do COLETIVO. Um grupo formado por autoridades, empresários e especialistas vai compor o comitê julgador na etapa final.

O Desafio foi aberto à startups, empresas inovadoras e empreendedores dedicados a desenvolver soluções criativas para a área de mobilidade, com foco em transporte coletivo urbano. De acordo com o edital, as propostas deveriam estar voltadas para as várias áreas do serviço de transporte público por ônibus urbano, de novos modelos de negócio a tecnologias voltadas para sistemas de informação aos usuários, meios de pagamento, bilhetagem eletrônica, telemetria ou monitoramento de frota, entre outras possibilidades; ou mesmo inovações disruptivas, capazes de moldar o transporte público do futuro.

Durante a final, o comitê julgador será formado por Rodrigo Mata Tortoriello, secretário extraordinário de mobilidade urbana de Porto Alegre e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana; Getúlio Vargas de Moura Júnior, presidente do Instituto MDT - Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos; Jean Carlos Pejo, assessor especial do Ministro do Desenvolvimento Regional; Cileneu Nunes, CEO da Upaya Desenvolvimento Corporativo; Otávio Cunha, presidente executivo da NTU e Edmundo Pinheiro, conselheiro da NTU e presidente do Conselho de Inovação da entidade. O público presente ao Seminário também poderá votar na escolha do projeto vencedor.

Quem tiver dúvidas e questionamentos sobre o processo seletivo ou outras questões deverá entrar em contato pelo telefone: (61) 2103-9292 ou pelo e-mail: [email protected]

 

receba nossa revista
cadastro
Desejo receber periodicamente a revista da NTU