área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Nota de Falecimento: David Lopes de Oliveira

06/11/2019 | Geral

É com grande pesar que a NTU informa o falecimento de David Lopes de Oliveira, ocorrido no dia 5 de novembro de 2019.

David Lopes de Oliveira, natural de Fortaleza (CE), atuou por mais de três décadas no movimento classista da categoria, tendo participação fundamental na criação e desempenho de entidades do setor em âmbito nacional, regional e local.  Foi um dos fundadores da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Norte e Nordeste (Fetronor), em 1975, e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento (Sinfrece), em 1986. Participou da criação da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão – (CEPIMAR), ocupando a sua presidência desde a fundação, em 1989, a 2015. No âmbito nacional, iniciou participação do corpo diretor da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), onde atuou como Tesoureiro, membro efetivo do Conselho Fiscal e Vice-Presidente de Assuntos Parlamentares no período de 1990 a 2011.

Destacou-se por estender o setor de transporte de passageiros para além dos limites políticos, ao direcionar a atuação da Cepimar, atual Federação de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans) e das empresas em que atua também para as áreas de responsabilidade social, ambiental, cultural e da história do setor, tendo sido responsável pela implantação e desenvolvimento de vários projetos nessas áreas nos três Estados de atuação da Federação. Também implantou o Centro de Documentação e Pesquisa em Transporte com objetivo de preservar e disponibilizar à comunidade documentos sobre o transporte de passageiros.

Em fevereiro de 2015, a NTU instituiu o "Troféu David Lopes de Oliveira", que recebeu o seu nome pela sua dedicação ao serviço de transporte público por ônibus. O troféu é destinado a homenagear pessoas, empresas e entidades que se destacam na história do transporte por ônibus no Brasil.

Nossos sinceros sentimentos à toda família, amigos e companheiros de jornada pela busca diária de um transporte público coletivo melhor.

David Lopes de Oliveira estará sempre em nossos corações!

receba nossa revista
cadastro
Desejo receber periodicamente a revista da NTU