área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Programa de inovação do transporte público promove diálogo on-line com profissionais e espectadores

26/11/2019 | NTU

As conversas do Papo Coletivo começam no dia 5 de dezembro e visam qualificar o diálogo com o público e engajá-lo no ecossistema do programa

Disseminar ideias e conteúdo de qualidade sobre empreendedorismo, inovação, transporte público coletivo, tecnologia e outros temas para engajar públicos de interesse é o principal objetivo das jornadas de diálogo do COLETIVO, o programa de inovação em mobilidade urbana e transporte público criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Ao todo, 15 temas prometem alimentar os diálogos entre os participantes do Papo Coletivo, de forma simples e eficiente. As conversas on-line, com duração de 20 a 30 minutos, serão realizadas por meio dos canais do COLETIVO no Youtube, live no Instagram e Facebook do hub de inovação. "As conversas serão abertas ao público em geral e vamos priorizar os parceiros do COLETIVO como os primeiros palestrantes", explica Maria Luíza Machado, coordenadora de inovação do programa.

Entre assuntos que serão abordados destacam-se o marketing estratégico, mercado de transporte público coletivo, modelagem de negócios e gestão de projetos e design thinking, entre outros. O primeiro Papo Coletivo acontece no dia 5 de dezembro, sobre o tema “Cidades Inteligentes”. O palestrante convidado será Humberto Maciel, professor de pós-graduação em Empreendedorismo e Ferramentas Práticas da Inovação, consultor para projetos de mobilidade e mentor de startups ligadas à mobilidade e serviços de transportes.

O Papo Coletivo está aberto também à palestrantes interessados em participar dos diálogos e que tenham contribuições a dar sobre os temas escolhidos, desde que a abordagem e o desenvolvimento das palestras estejam alinhados aos objetivos do programa COLETIVO, explica Maria Luiza. “O Papo Coletivo é uma oportunidade para palestrantes divulgarem suas ideias, percepções e trabalhos, e contribuírem para o ecossistema de mobilidade urbana e inovação”.

Quem desejar se inscrever como palestrante do Papo Coletivo deverá escolher um dos temas indicados; anexar um breve currículo; descrever brevemente o conteúdo que será abordado; e enviar foto do palestrante em alta definição, que será usada na divulgação. As informações podem ser enviadas para o e-mail [email protected],

 

Temas:

1) Entendendo o mercado de TPC:  como funciona o transporte público coletivo, suas características gerais e principais desafios e dores a serem enfrentados por gestores e operadores do setor;

2) Marketing estratégico: desenvolvimento de estratégias de marketing como preço ideal, praça, promoções, CRM, marketing online, mídias sociais. E, também, análise de mercado, desde pesquisas com público-alvo a dimensionamento de mercado;

3) Modelagem de negócios: estruturação de um bom modelo de negócios e como determinar sua proposta de valor para o cliente. Deverão ser abordadas ferramentas de análise como Matriz SWOT, Canvas e Análise de Porter;

4) Gestão por processos: estruturação de macroprocessos da principal atividade/processo realizado. Serão abordados assuntos como BPM, BPMN, BPMS;

5) Gestão de projetos: ideias básicas de metodologias de gestão e gerenciamento de projetos, como: Agile, OKR, Scrum, Kanban, Adptive Project Framework;

6) Modelagem financeira: modelagem financeira da empresa para prepará-la para a interação com investidores. Serão abordados temas como estimativa de receita, custos, investimentos, projeção de fluxo de caixa, valuation;

7) Tecnologia: requisitos mínimos para o desenvolvimento de softwares e hardwares para a solução de problemas;

8) Design Thinking: conceito de design thinking e suas aplicações. Entendimento de design sprint e sua aplicação na hora de prototipação;

9) UX Design: conceito de UX design para a realidade de cada projeto. Entendimento de ferramentas como: blueprint de serviços, KPIs, NPS, CTR, LTV, CAC, wireframes, MVP, entre outros;

10) MAAS: conceito de mobilidade como serviço (MAAS) e como atrelar isso a soluções inovadoras para a mobilidade urbana nas cidades;

11) Técnicas e apresentação de pitch: técnicas de negociação e vendas, assim como estratégias para melhora do pitch de vendas; 

12) Negócios sociais: impacto social causado pelos projetos de inovação em mobilidade urbana;

13) Direito de propriedade intelectual: direito aplicado a realidade das startups. Conceitos jurídicos básicos como patente, propriedade intelectual, além de questões burocráticas e jurídicas para abrir um negócio;

14) Acesso a capital: como acontece a captação de recursos financeiros para startups e como ter acesso a fundos de investimentos e demais linhas de crédito e financiamento;

15) Cidade inteligentes: como funcionam e como é o impacto de soluções inovadores para a mobilidade urbana no desenvolvimento desse tipo de ecossistema inteligente.

 

CONTATO PAPO COLETIVO

Maria Luiza Machado

[email protected]

 

Guilherme Santos

[email protected]

Fone: (61) 2103 9292

receba nossa revista
cadastro
Desejo receber periodicamente a revista da NTU