área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Passe Livre Estudantil aumenta em 18% estudantes no transporte público de Fortaleza

05/06/2024 | Geral

O número de estudantes que utilizam o transporte público em Fortaleza cresceu 18% nos três primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. O comparativo demonstra a efetividade do Passe Livre Estudantil como uma política de inclusão social através da educação. Essa adesão também representa uma economia para as famílias da ordem de R$ 275,5 milhões no mesmo período, já que os alunos deixaram de pagar duas passagens diárias no transporte público.

De acordo com os dados, de janeiro a março de 2023, período que ainda não havia Passe Livre Estudantil, cerca de 4,7 milhões de viagens com tarifas estudantis foram feitas no transporte público. Já este ano, foram mais de 5,5 milhões de usos contabilizados. O benefício facilitou o deslocamento diário da estudante Lilian Cardoso, 20. Por morar distante da faculdade e ainda se deslocar para o estágio, Lilian gastava, em média, três passagens por dia. Agora, com o Passe Livre, ela nota o impacto da política e o quanto já economizou. “Hoje, não preciso gastar com tanta passagem, meu trajeto é faculdade, estágio e casa, e só gasto com passagem para ir para casa. Isso facilitou muito”, disse.

Já Patrícia Menezes, 25, sentiu a diferença no bolso após a medida. Antes, para se deslocar de casa para a faculdade e depois para o trabalho, a estudante gastava em torno de R$ 150 por mês e intercalava entre carros de aplicativo e bicicleta. Patrícia, que mora em Maracanaú, agora conta, alegre, que não precisa mais se preocupar com a passagem. “Eu ganho o vale transporte do meu trabalho, mas só servia para eu sair de Maracanaú. Essa gratuidade foi muito boa pois economizou muito no meu transporte”, afirmou.

Implantado pela Prefeitura de Fortaleza em novembro de 2023, nos primeiros seis meses de funcionamento do Passe Livre, foram contabilizados cerca de 11 milhões de passagens gratuitas até maio. "Temos observado o aumento de passagens gratuitas utilizadas mensalmente. Em janeiro deste ano foram mais de 545 mil passagens. Em março, já contabilizávamos cerca de 2 milhões. A procura pela carteira de estudante também aumentou em 5,8% de 2023 para 2024. Isso é uma prova de que a população abraçou o Passe Livre e está usufruindo dos seus benefícios, ressaltou o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Raimundo Rodrigues.

Tópicos
transporte público
receba nossa revista
cadastro
Desejo receber periodicamente a revista da NTU