SEMINÁRIO 2019: Segundo dia do Seminário é dedicado ao tema inovação
21/08/2019 | Seminário Nacional NTU
Com duas apresentações sobre o assunto, programação da manhã investe em debates sobre o assunto para esquentar o ponto alto do dia, que será a escolha do projeto de inovação vencedor do primeiro desafio COLETIVO
O segundo dia do Seminário Nacional NTU 2019 foi dedicado à inovação e iniciou com a palestra de Cileneu Nunes, CEO da Upaya Desenvolvimento Corporativo, "O que é e como funciona a da inovação". De acordo com o empreendedor, a inovação está sendo tão forte que a palavra disruptura tem sido usada. "O que estamos prevendo é um futuro de disruptura muito grande. Estamos vivenciando uma mudança de era com a revolução digital e o motor principal dessa revolução é a tecnologia", afirmou.
Cileneu acredita que a revolução digital está acontecendo, mas que não estamos preparados para ela. Informou que existem startups que estão destruindo negócios já consolidados e que a burocracia dos países ocidentais está dificultando esse processo. O CEO da Upaya, em sua apresentação, também fez questão de pontuar como se preparar para esse futuro: "Invista em si mesmo, execute a inovação!". E completou citando a iniciativa do COLETIVO, o programa de inovação em mobilidade urbana da NTU, como um bom exemplo de como isso pode ser feito.
Segundo o palestrante, está na hora do "não é passageiro. É cliente". Recomendou que o setor comece a enxergar o passageiro/usuário como cliente que procura um serviço de qualidade, com facilidades, que seja multimodal e que deseja uma boa experiência no transporte. Hoje, esse cliente está cada vez mais exigente e sabe que tem outras opções. "Quando se atende esse cliente podemos pensar que estamos criando a cidade do futuro, clientes satisfeitos e operadores satisfeitos", finalizou.
Na sequência, Edmundo Pinheiro, conselheiro da NTU e presidente do Conselho de Inovação da entidade, apresentou um balanço das atividades do COLETIVO, primeiro programa de inovação do setor de transporte público por ônibus no Brasil, lançado em maio deste ano por iniciativa da Associação. O COLETIVO foi criado com o objetivo de fomentar a evolução do transporte público coletivo, visando à mobilidade sustentável nas cidades, o desenvolvimento das pessoas e da qualidade de vida. "Está na hora de repensar o futuro dos serviços de mobilidade urbana. A hora é agora, líderes do setor, precisam repensar e remodelar", ressaltou Edmundo, que também é empresário da HP Transportes.
Segundo o presidente do Conselho de Inovação da NTU, é primordial atrair novos e jovens talentos para explorar melhor as novas tecnologias, criar parcerias e um ambiente colaborativo. Entre as soluções apresentadas pelo palestrante estão: novas formas e canais de comunicação com o cliente, uso de big data e modernização da bilhetagem. "É necessário investir cada vez mais na inovação para não ficar atrás na corrida pela competitividade", completou.
No final da manhã a NTU realizará o primeiro desafio COLETIVO, com a seleção do projeto vencedor em soluções de inovação para o setor de transporte público, com foco no ônibus urbano.