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NTU apresenta proposta para reduzir impacto dos reajustes nas tarifas de ônibus

20/11/2014 | Geral

Instituir um fundo com recursos dos combustíveis para subvencionar o transporte coletivo é uma das propostas apresentadas pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) para reduzir o impacto de um possível reajuste nas tarifas de ônibus nos próximos meses.

A instituição defende a aprovação da PEC nº 307/13, que prevê a destinação de 70% da Cide-Combustíveis para os municípios, 20% para os Estados e 10% para a União. O valor deve ser aplicado na melhoria do transporte público, como subsídio ao serviço e financiamento da infraestrutura. “Com a criação desse fundo, é possível reduzir em até 50% o valor das tarifas cobradas hoje”, afirma Otávio Vieira da Cunha, presidente da associação.

Algumas das principais capitais do país devem aumentar os valores cobrados ainda este ano, como é o caso de Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG). Em outras cidades – Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) Curitiba (PR) e Goiânia (GO) – o reajuste deve acontecer entre janeiro e maio do próximo ano.

De acordo com a NTU, a defasagem tarifária hoje chega a 12,8%. Nesse percentual não está incluído o último reajuste do óleo diesel, anunciado no início de novembro. “Se somarmos esse novo aumento, a defasagem chega a 13,8%”, afirma o presidente. O preço médio das passagens de ônibus no país é de R$ 2,55. A defasagem representa um impacto de R$ 0,33 sobre esse valor.

Segundo o presidente, muitas prefeituras estão com receio de aumentar as tarifas desde as manifestações de junho de 2013, e parte delas está subvencionando o serviço, o que tem comprometido as contas dos municípios.

A defasagem tarifária já leva em consideração a desoneração da folha de pagamento do setor. “Mesmo com esse benefício, que já representou uma redução de 4% nos custos, as empresas trabalham com um déficit anual de R$ 3,2 bilhões”, afirma Cunha.

Campanha

A composição da tarifa cobrada dos ônibus é um dos temas da campanha “Como funciona o transporte público”, lançada pela NTU no início de novembro. O objetivo da ação é apresentar à população quais as medidas necessárias para melhorar a qualidade do transporte público urbano no Brasil.

Fonte: Agência CNT

Além da tarifa, outros temas abordados na campanha são: responsabilidades, custos, investimentos e qualidade do serviço. Todo o material está apresentado de forma bastante simples e didática e foi produzido principalmente para ser veiculado nas mídias sociais, como Facebook, Twitter e YouTube. Cartazes e panfletos também estão sendo afixados e distribuídos em ônibus, em pontos de parada e em terminais.

Para conhecer o material da campanha e acessar os vídeos acesse www.transportepublico.org.br.