área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Associação critica incentivo ao transporte individual e aponta defasagem de 12,8% nas passagens de ônibus municipais

21/11/2014 | Geral

A defasagem média no valor das passagens de ônibus, nas capitais, é de 12,8%, de acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU). O presidente da entidade, Otávio Cunha, faz críticas à política de incentivo ao transporte individual promovida pelo governo, que pode ser medida pelo preço do óleo diesel.  De acordo com a entidade, entre junho de 2012 e novembro de 2014, o preço da gasolina aumentou 23%, enquanto o óleo diesel, principal combustível usado pelo transporte coletivo, aumentou 38%.

Se o recorte for entre 2001 e 2014, o diesel contabiliza, segundo a NTU, um aumento de 202%. No mesmo período, as passagens aumentaram 163%, o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado foi 128% e a gasolina teve um reajuste de 76%. Otávio Cunha ressalta que o óleo diesel representa 23% do custo total dos serviços de transportes.

As propostas apresentadas pela NTU para o setor incluem a priorização do transporte público sobre o individual, a continuidade dos investimentos federais, estaduais e municipais no transporte, e a implantação de uma política de preços diferenciada para tornar o óleo diesel mais barato.

Fonte: Bahia Negócios