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Volvo projeta crescimento em vendas de ônibus e testa veículo urbano elétrico

29/02/2024 | Geral

A Volvo teve crescimento em sua operação de ônibus no Brasil em 2023. Foram 700 chassis entregues no País, uma evolução de 6,4% na comparação com o período anterior. No segmento de rodoviários, a marca teve uma expansão de 60% nos licenciamentos no ano passado, e projeta um crescimento de até 20% em 2024, nos dois segmentos – urbano e rodoviário. No segmento urbano, a montadora aposta na oferta de veículos elétricos: o modelo BZL Elétrico realizou uma demonstração bem-sucedida em Curitiba (PR) e iniciou testes também em São Paulo (SP).

“Foi um ano histórico, com excelentes resultados no mercado brasileiro. Esta preferência de nossos clientes é, em grande parte, um reconhecimento aos atributos nos nossos novos chassis rodoviários Euro 6, altamente tecnológicos e que ficaram ainda mais seguros e econômicos”, disse André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America, em coletiva de imprensa realizada em São Paulo.

Marques observa que os prazos de renovação das frotas urbanas foram estendidos em muitas cidades, em decorrência da pandemia, mas agora a tendência é de renovação. Ele avalia que o marco regulatório do transporte rodoviário, recentemente aprovado, ajudou a impulsionar o segmento, com reflexos positivos sobre a indústria. E o mesmo efeito pode ocorrer no segmento urbano, com a eventual aprovação do novo marco legal do transporte público. “Todo mecanismo para ajudar a impulsionar a renovação de frotas vai ser importante nesse momento”, afirmou.  

Eletromobilidade

Com forte presença de chassis eletrificados em mercados internacionais, a Volvo iniciou em 2023 a introdução do ônibus BZL Elétrico no Brasil. O modelo, de piso baixo, está na fase final de homologação, tendo sido testado até o momento em Curitiba (PR); os testes seguem em São Paulo (SP), com início previsto para este mês de março. Segundo a empresa, o veículo 100% elétrico se destaca pela eficiência energética, tempo de recarga das baterias e disponibilidade, dentre outras características que estão sendo avaliadas. Versões com piso alto e BRT também estão previstas para uma etapa posterior.

André Marques acredita numa transição energética gradual e reconheceu que a infraestrutura ainda é um desafio para a eletrificação das frotas, estimando um prazo de 2 a 3 anos para a implementação da rede de recarga nas localidades que ainda não dispõe de estrutura adequada. “Buscamos parcerias para uma solução completa. Eletrificar não é só o veículo, tem a estrutura de recarga, a parte (da construção) civil; cada cidade está analisando isso”, disse. O modelo elétrico da Volvo será inicialmente importado, mas a empresa avalia fabricar o BZL no Brasil a médio prazo, dependendo da demanda.

O presidente da Volvo Buses disse que o Brasil também conta com a opção dos biocombustíveis para reduzir as emissões de CO2, lembrando que a Volvo tem motores testados que rodam com até 100% de biodiesel, mas é preciso garantir a qualidade do combustível para assegurar um bom funcionamento. "A transição energética é uma jornada, não pode ser um ponto de corte abrupto. A combinação do Euro 6, que já reduz os níveis de emissões, com um conteúdo mais importante de biocombustíveis é parte da jornada. O Brasil tem uma posição muito favorável nesse sentido, que permite fazer uma transição de médio prazo combinando as tecnologias, até que a infraestrutura (para o elétrico) esteja pronta".

Lançamento versátil

Um dos lançamentos Volvo em 2023 foi o chassi B320R, modelo versátil com versões para aplicações urbana, rodoviária e de fretamento. Com o novo motor D8K Euro 6, mais potente e econômico do que o da geração anterior, o chassi traz ainda a transmissão I-Shift de 7ª geração, nas opções para uso rodoviário e de fretamento. Ele vem equipado com freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e, na versão rodoviária, o ESP é de série.