área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

SEMINÁRIO: Propostas para a construção de uma nova mobilidade urbana

01/08/2018 | NTU

Em Seminário Nacional setor divulgará propostas e discutirá futuro do transporte público com especialistas das principais candidaturas na disputa eleitoral, em São Paulo

No momento em que o Brasil se prepara para as eleições de 2018 e debate os novos rumos que o país deve adotar para impulsionar um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento, o setor de transporte público por ônibus divulga propostas para a solução dos principais entraves à mobilidade urbana no Brasil e debate o assunto com especialistas das principais candidaturas na disputa à Presidência da República.

“Construindo hoje o novo amanhã: contribuições do transporte público para a mobilidade urbana” é o tema da 32ª edição do Seminário Nacional NTU 2018, que será realizado nos dias 1 e 2 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Na manhã do primeiro dia a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) abre espaço para um grande debate sobre novos rumos para a mobilidade urbana, a partir das sugestões de cada candidatura presidencial para reabilitar o serviço de transporte público por ônibus no Brasil. Ao final do painel os especialistas vão responder perguntas da imprensa.

Na parte da tarde a discussão será sobre “o papel do transporte público no alcance das metas brasileiras em meio ambiente, saúde e desenvolvimento social”, abordando outros benefícios do transporte público para a sociedade e sua importância para o alcance da chamada Agenda 2030, as metas globais de desenvolvimento estabelecidas pela ONU. Em seguida, uma palestra máster abordará “o caminho do diálogo – construindo relacionamentos com a sociedade, passageiros e funcionários”. A programação se encerra à noite, com a tradicional cerimônia de entrega da Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro de 2018.

No dia 2 de agosto será a vez das oficinas de tecnologia em transporte, divididas em três apresentações, cobrindo temas como sistemas de pagamento, inovação e veículos elétricos versus diesel. Uma visita técnica ao sistema de transporte público de São Paulo operado pela empresa Metra encerrará as atividades do Seminário Nacional NTU 2018.

Abertura

Na abertura do Seminário, às 9h30, Otávio Cunha, presidente executivo da NTU, vai apresentar o documento “Construindo Hoje o Novo Amanhã: Contribuições Do Transporte Público para a Mobilidade Urbana”, com as propostas do setor para superar problemas estruturais e impulsionar o transporte público por ônibus no Brasil. “Não existe solução definitiva para a mobilidade urbana que não seja pública e coletiva”, assegura.

Na mesa de abertura estão confirmados Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); Clésio Soares de Andrade,  presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT); Clodoaldo Pelissioni, secretário de Estado da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo; Inácio Bento de Morais Júnior, secretário Nacional de Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SeMob); João Octaviano Machado Neto, secretário Municipal da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo; José Antônio Fernandes Martins, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus); Jurandir Fernandes, presidente UITP América Latina; Rodrigo Mata Tortoriello, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana; e Thiago de Araújo Mendes, secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

_______________________________________________________________________

NTU

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos foi fundada em 29 de julho de 1987. É uma entidade de classe nacional, filiada à Confederação Nacional do Transporte (CNT), que representa 496 empresas associadas e 77 entidades filiadas (sindicatos, associações e federações) de 25 estados. Seu objetivo principal é representar as operadoras de ônibus urbanos e metropolitanos perante os poderes federais e a sociedade civil.

 

SEMINÁRIO NACIONAL NTU 2018

1º e 2 de agosto

Inscrições: 9h

Abertura: 10h

Local: Transamérica Expo Center – São Paulo

 

 

FEIRA LAT.BUS TRANSPÚBLICO

Evento realizado desde 2007, reúne os principais fabricantes de chassis, carrocerias e componentes para ônibus, além de prestadores de serviços, entre eles as empresas de tecnologia. Este ano, conta com expositores latinos e com cerca de 80 participantes. É organizada pela OTM Editora e MF Promoções e Eventos.

Dia 31/7 – 14h às 22h.

Dias 01 e 02/8 – 9h às 22h

Local: Transamérica Expo Center – São Paulo