área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

SEMINÁRIO: Papel do transporte público para cumprir metas da ONU

01/08/2018 | Seminário Nacional NTU

Segundo painel do Seminário Nacional NTU traz especialistas para avaliar as contribuições do setor para alcançar os objetivos da Agenda 2030

Como o transporte coletivo urbano pode contribuir para o país a alcançar as metas estabelecidas na chamada Agenda 2030 da ONU? Este é o ponto de partida para as discussões do segundo painel do Seminário Nacional NTU 2018, no dia 1° de agosto, a partir das 14h30. Trata-se do compromisso assumido pelos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas em 2015, inclusive o Brasil.

Naquele ano chefes de Estado de todo o mundo adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que definiram a nova agenda global de desenvolvimento para os próximos 15 anos, a Agenda 2030. Para alcançar os objetivos dessa agenda, as nações devem desenvolver ações para as pessoas, o planeta e a posteridade, incluindo políticas e investimentos em mobilidade urbana para a melhoria da qualidade de vida e redução de índices de acidentes.

Para o especialista Victor Pavarino, mestre em Transportes Urbanos pela Universidade de Brasília (UnB) e técnico da Organização Pan–Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, as metas ambiciosas assumidas pelo Brasil nos ODS, “dificilmente serão atingidas com medidas voltadas apenas para modelar o comportamento dos usuários das vias”. Segundo ele, “é preciso agir nos determinantes da situação vigente, que estão radicalmente ligados às políticas de mobilidade, e nas quais o transporte público é chave”.

Além de Pavarino, participam do painel Cláudio Ribeiro, secretário Nacional Adjunto de Articulação Social da presidência da República e Secretário-Executivo Adjunto da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS); José Aurélio Ramalho, diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV); Dimas Barreira, diretor-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e membro titular do Conselho Diretor da NTU, administrador de empresas e sócio da Auto Viação São José; Renato Boareto, que trabalha há anos no planejamento e implantação de políticas públicas de mobilidade urbana e coordenou o estudo “Mobilidade Urbana das Grandes Cidades Brasileiras” no Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA);  e Thiago de Araújo Mendes, secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

_______________________________________________________________________

NTU

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos foi fundada em 29 de julho de 1987. É uma entidade de classe nacional, filiada à Confederação Nacional do Transporte (CNT), que representa 496 empresas associadas e 77 entidades filiadas (sindicatos, associações e federações) de 25 estados. Seu objetivo principal é representar as operadoras de ônibus urbanos e metropolitanos perante os poderes federais e a sociedade civil.

 

SEMINÁRIO NACIONAL NTU 2018

Painel: “O papel do transporte público no alcance das metas brasileiras em meio ambiente, saúde e desenvolvimento social”

1º de agosto

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório /Transamérica Expo Center – São Paulo

 

 

FEIRA LAT.BUS TRANSPÚBLICO

Evento realizado desde 2007, reúne os principais fabricantes de chassis, carrocerias e componentes para ônibus, além de prestadores de serviços, entre eles as empresas de tecnologia. Este ano, conta com expositores latinos e com cerca de 80 participantes. É organizada pela OTM Editora e MF Promoções e Eventos.

Dia 31/7 – 14h às 22h.

Dias 01 e 02/8 – 9h às 22h

Local: Transamérica Expo Center – São Paulo