área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

SEMINÁRIO: Soluções para mobilidade inteligente

01/08/2018 | Seminário Nacional NTU

No segundo dia do Seminário Nacional NTU 2018 o tema é tecnologia, apresentado em três oficinas técnicas

Atento aos principais avanços e inovações aplicadas ao transporte público, o setor de ônibus urbano terá oportunidade conhecer e avaliar o que há de mais moderno em soluções tecnológicas disponíveis no mercado, durante o segundo dia do Seminário Nacional NTU 2018 (02/08), a partir das 9h.

Nas oficinas de tecnologia haverá espaço para o encontro entre representantes das principais empresas fornecedoras e desenvolvedoras de soluções tecnológicas com as associadas e entidades filiadas da NTU. Será o momento de avaliar vantagens e desvantagens relacionadas às escolhas de tecnologias, procedimentos e métodos de organização relativos à oferta de serviços eficientes.

Temas como boas práticas, resultados, viabilidade técnica, econômica e a difusão do conhecimento serão abordados em três oficinas técnicas com duração de 80 minutos cada.

 

Oficina Técnica 1 - Sistemas de pagamento e novos negócios

A primeira oficina será mediada por Edmundo Pinheiro, Conselheiro da NTU e empresário da HP Transportes Coletivos, ITA empresa de transportes e Urbi Mobilidade Urbana, as duas primeiras com sede em Goiânia, e a última com sede em Brasília. Terá como painelistas representantes da Visa, Mastercard, Prodata, Tacom, Transdata e Empresa 1. O objetivo é tratar das ferramentas, serviços e dos resultados para reduzir custos, otimizar a utilização dos insumos e melhorar a qualidade dos serviços de transporte coletivo por ônibus.

 

Oficina Técnica 2 - Inovação no transporte público: o papel das startups

O segundo painel será mediado pela diretora de Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), Richele Cabral, e contará com a presença de representantes da Ecobonuz, Citatti, Ubus, Clever Devices, Eagle Track Me e M2M. A ideia é mostrar como as startups podem contribuir, junto com as empresas tradicionais, para os novos serviços de transporte público.

 

Oficina Técnica 3 – O que move o setor: Diesel vs Híbrido/Elétrico

Na etapa final, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss), Francisco Christovam, mediará um painel com a presença de representantes da Byd, Eletra, Volvo, Man, Mercedes-Benz e Scania, que discutirá as implicações e a evolução das tecnologias de propulsão do transporte público por ônibus, considerando as características operacionais e de financiamento locais. Serão abordados requisitos fundamentais e de que forma o transporte coletivo pode se preparar para ofertar deslocamentos cada vez mais sustentáveis nas cidades brasileiras.

 

Logo após as oficinas, haverá uma visita técnica ao sistema de transporte público de São Paulo, exclusivo para associados à NTU e para a imprensa. A duração da visita está estimada em três horas.

 

_______________________________________________________________________

NTU

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos foi fundada em 29 de julho de 1987. É uma entidade de classe nacional, filiada à Confederação Nacional do Transporte (CNT), que representa 496 empresas associadas e 77 entidades filiadas (sindicatos, associações e federações) de 25 estados. Seu objetivo principal é representar as operadoras de ônibus urbanos e metropolitanos perante os poderes federais e a sociedade civil.

 

SEMINÁRIO NACIONAL NTU 2018

Painel: Oficinas de tecnologia em transporte

2 de agosto

Horário: 9h30 às 15h

Local: Auditório /Transamérica Expo Center – São Paulo

 

FEIRA LAT.BUS TRANSPÚBLICO

Evento realizado desde 2007, reúne os principais fabricantes de chassis, carrocerias e componentes para ônibus, além de prestadores de serviços, entre eles as empresas de tecnologia. Este ano, conta com expositores latinos e com cerca de 80 participantes. É organizada pela OTM Editora e MF Promoções e Eventos.

Dia 31/7 – 14h às 22h.

Dias 01 e 02/8 – 9h às 22h

Local: Transamérica Expo Center – São Paulo