área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Catálogo de miniaturas conta a história do transporte

20/08/2019 | Seminário Nacional NTU

Catálogo de miniaturas conta a história do transporte

Acervo pertence ao Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi, localizado na sede da NTU, em Brasília. Lançamento da publicação será dia 20 de agosto

 

Entre os destaques da programação do Seminário Nacional NTU 2019 está o lançamento do catálogo que conta a história do transporte no Brasil e no mundo, dos primórdios aos dias atuais. A publicação reúne imagens de todas as peças em miniatura expostas no Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi (CDMEDG), na sede da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). As fotos foram produzidas pelo renomado fotógrafo Bento Viana. 

 

O catálogo apresenta materiais bibliográficos, museológicos e arquivísticos distribuídos ao longo de 460 páginas. São 555 miniaturas de veículos de todos os tipos, 161 selos, 19 quadros, 21 louças, 44 fichas e 79 vales-transporte. As peças, originárias de diversas partes do mundo, vão desde embarcações e carroças rudimentares que mostram as primeiras utilizações da roda até os mais modernos ônibus existentes no Brasil e em diversos países, e buscam resgatar um pouco da história e importância do transporte para as sociedades de cada período. 

 

Além de reproduzir a trajetória do transporte no Brasil e no mundo até a atualidade, o catálogo do Centro de Documentação também registra o surgimento desse trabalho idealizado pelo presidente do Conselho Diretor da NTU, Eurico Galhardi, apaixonado por miniaturas de transportes desde a juventude. A publicação narra a evolução desse hobby, que resultou em um acervo pessoal com milhares de peças reunidas por várias décadas. A publicação registra também a história dos artistas brasileiros que confeccionaram de forma artesanal as miniaturas de veículos históricos especialmente produzidas para compor o acervo, e que pontuam os momentos mais significativos da evolução da mobilidade.  

 

O Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi (CDMEDG) está instalado na sede da NTU desde 2015, com exposição aberta ao público mediante agendamento. Além da exposição permanente, o Centro de Documentação conta com salas de pesquisa e a sala interativa David Lopes de Oliveira. O catálogo é resultado da parceria entre a NTU  e a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

 

Homenagem Especial

 

Na ocasião do lançamento da publicação, o presidente da CNT, Wander Costa, irá receber o Troféu David Lopes de Oliveira, em homenagem especial à Confederação pelo importante papel na mobilidade urbana brasileira e pela parceria na consolidação desse trabalho e de tantos outros realizados pelas duas entidades. 

 

SERVIÇO

Lançamento catálogo Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi (CDMEG)

Data: dia 20 de agosto

Horário: 18h

Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada – Brasília/DF

 

Contato imprensa

FSB Comunicação

Socorro Ramalho - [email protected] 

(61) 3323.1072 / (61) 9 9202.8019