área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Como poderá ser o transporte público do futuro

20/08/2019 | Seminário Nacional NTU

Como poderá ser o transporte público do futuro

Estudo feito pelo professor Matheus Sousa Oliveira, da UFRJ, traz indicativos sobre possível evolução do serviço sob o impacto da inovação

 

Durante o Seminário Nacional NTU 2019, a palestra máster sobre Inovação na mobilidade urbana e o futuro do transporte público permitirá que o público conheça as conclusões de um estudo sobre MaaS (Mobility as a Service/Mobilidade como Serviço), um novo conceito de transporte coletivo que vem surgindo com as mudanças promovidas pela inovação na mobilidade urbana. O MaaS é baseado na integração e uso de diferentes modais nos deslocamentos e começa a ser adotado em países desenvolvidos. O estudo discute, entre outros temas, as oportunidades e desafios de uma eventual adoção desse sistema no Brasil. 

 

O trabalho será apresentado pelo seu autor, o professor Matheus Sousa Oliveira, do Programa de Engenharia de Transportes/Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ); a mediação do painel será do diretor técnico da NTU, André Dantas.

 

Matheus Sousa Oliveira é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), com mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Sistemas de Transporte pelo Doctoral Program in Transport System - MIT Portugal pela Universidade Técnica de Lisboa (2018).  Em Portugal, participou de projetos de pesquisa sobre Parcerias Público-Privadas e financiamento ao investimento de transportes, sob orientação da Professora Rosário Macário. 

 

Entusiasta do impacto das novas tecnologias sobre os sistemas de transporte urbanos, o professor desenvolveu em 2016 a +MetroBH, plataforma de co-desenho e consulta pública sobre o metrô de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Economia dos Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento, regulamentação, redes de transporte e contratos. Atua ainda nos temas do desenvolvimento de novas ferramentas de coleta e análise de dados, consulta e participação pública para a construção de cidades inteligentes de alto impacto e baixo custo. 

 

SERVIÇO

Seminário Nacional NTU 2019

Palestra Máster: “Inovação na mobilidade urbana e o futuro do transporte público”

Data: 20 de agosto

Hora: 16h30

Local: Auditório Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada - DF

 

Contato imprensa

FSB Comunicação

Socorro Ramalho - [email protected] 

(61) 3323.1072 / (61) 9 9202.8019